Redação
Uma indústria farmacêutica de Anápolis (GO) foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a indenizar uma ex-funcionária que, segundo a Justiça, foi obrigada a trabalhar dentro de um banheiro e ainda era alvo de piadas no ambiente de trabalho. A decisão é de segunda instância, mas a empresa ainda pode recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A ex-funcionária atuava como auxiliar de produção e, após sofrer lesões no trabalho, foi transferida de função em 2016. No entanto, conforme consta no processo, passou a exercer atividades sentada em um banco de zinco dentro de um banheiro, junto com outras colegas, sem estrutura adequada.
“Falaram que iam me colocar na reabilitação, mas não havia sala disponível. Aí fiquei no banheiro, onde já tinha duas colegas. A gente ficava levando documentos” relatou tv.
Além das condições precárias, ela contou que era alvo constante de piadas e humilhações, sendo chamada de “piolho de banheiro” por colegas, que diziam que ela ganhava sem trabalhar.
A decisão do TRT apontou que a empresa forçou a funcionária ao estado de ociosidade após as recomendações médicas para mudança de função, decorrentes de problemas como tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo e lesões na coluna, adquiridas durante anos de trabalho.
Em 2023, após sete anos na situação, a trabalhadora acionou a Justiça pedindo a rescisão indireta do contrato — que funciona como uma “justa causa” contra a empresa, reconhecida judicialmente por faltas graves do empregador.
A indenização foi fixada, de forma provisória, em R$ 65 mil, mas a advogada da funcionária, Dayanne Teles, esclarece que o valor final será definido pela Contadoria Judicial, podendo incluir verbas rescisórias, 13º, férias, FGTS, seguro-desemprego, estabilidade de 12 meses e até pensão vitalícia devido à incapacidade gerada pelas doenças ocupacionais.
A reportagem tentou contato com a farmacêutica por e-mail e telefone, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !